Filosofia do direito

  • Apresentação:

    1. A importância do tema diante da atual crise. Perspectiva histórica: O Direito Natural clássico: a tradição greco-romana e a Escolástica medieval. Santo Tomás de Aquino. Intelectualismo e Voluntarismo.
  • O que é a lei?

    1. A ordem moral natural. O fenômeno jurídico. A lei eterna, a lei natural e a lei positiva. A teoria da ação humana de Santo Tomás de Aquino. O intelecto e a vontade. Doutrinas sobre as funções do intelecto e da vontade na constituição da norma jurídica. A norma irracional e a norma injusta. Atributos e elementos da lei natural. Os princípios da lei natural. O tratado da lei na Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino. O Magistério da Igreja.
  • O que é a justiça?

    1. A justiça como virtude. Definição clássica. Críticas à definição clássica. O quadro geral das virtudes humanas, segundo Tomás de Aquino. Modalidades de justiça. A justiça e suas virtudes anexas. A justiça no pensamento moderno. A ação justa.
  • A crise do direito:

    1. O abandono da tradição clássica e as modernas filosofias do Direito. O Direito Natural moderno. O voluntarismo do final da Idade Média. O kantismo. O positivismo jurídico. O Existencialismo, sociologismo, protestantismo e outras correntes. O neoconstitucionalismo, do pós-guerra aos nossos dias.
  • Atual panorama jurídico do brasil:

    1. o Supremo Tribunal Federal e o ativismo judicial em torno dos temas ditos “polêmicos”. A necessidade do retorno à tradição clássica e medieval.

Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la.

- São Tomás de Aquino.

  • Todas as aulas são ministradas online por vídeo, cada aula com duração entre 30’a 60’ minutos. Todas as matérias terão ao menos uma aula semanal.

  • Acesse de qualquer dispositivo. O Terça Livre Academia é acessível via computador, tablets e smartphones, podendo assim assistir suas aulas de qualquer local que conte com conexão a internet.

  • POR R$49,90

    mensais

Conheça mais sobre o Professor Henrique Cunha de Lima

Henrique Cunha de Lima é Procurador de carreira do Ministério Público de Contas do Estado do Rio de Janeiro desde 2006, mediante concurso de provas e títulos, exercendo atualmente o cargo de Subprocurador-Geral. Bacharelou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e foi advogado por 3 anos. É Cavaleiro da Pontifícia Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, membro da União dos Juristas Católicos do Estado do Rio de Janeiro e da União Brasileira de Juristas Católicos. É aluno do professor Olavo de Carvalho há 18 anos. Atuou como professor de Filosofia do Direito no Instituto Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Estudioso de Filosofia antiga e medieval, particularmente da obra de Santo Tomás de Aquino, está atualmente concluindo sua dissertação de mestrado em Metafísica tomista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ministra cursos independentes de Filosofia, Teologia e Filosofia do Direito em Santo Tomás, além de atuar como conferencista em temas éticos e jurídicos. É casado há 16 anos e pai de 3 filhos até o momento.

O TL Academia foi feito para pré, universitários e pós graduados.

Para estes que acreditaram que encontrariam conteúdo educacional e não encontraram o esperado. A educação não foi feita para o Mercado de trabalho, mas para elevar a sabedoria e o intelecto do indivíduo, o Terça Livre Academia não é para que você consiga um pedaço de papel como um diploma ou um certificado, mas sim a sabedoria como uma amiga e companheira de todas as horas.