Brasil - Terra de Santa Cruz

  • Periodo Colonial I

    1. Formação da América Portuguesa.
    2. Chegada dos portugueses no Brasil. Consolidação e expansão do território. Divisão em Capitanias Hereditárias. Governo-geral. Ciclos Econômicos. Invasões Holandesas.
  • Periodo Colonial II

    1. A Idade do Ouro, bandeirantismo e a superação de Tordesilhas, tratados de limites vigentes no século XVIII, Igreja, conflitos, crise, período pombalino e a Viradeira.
    2. A Paidéia grega.
  • Vinda da Família Real e o Processo de Independência

    1. Período joanino (mudança da corte para o Brasil, principais medidas de D. João, cultura), Revolução Pernambucana, Revolução do Porto, o “Fico”, a Independência. José Bonifácio, primeiro chanceler do Brasil. O Reconhecimento da Independência.
  • O Primeiro Império

    1. Aspectos Gerais, Constituição de 1824, Confederação do Equador, Guerra da Cisplatina, Economia, Cultura e Crise.
  • Segundo Império I

    1. Política, economia e cultura. Gabinete da Maioridade. Gabinete conservador. Quinquênio Liberal. Hegemonia Saquarema, Reformas de 1850, Hegemonia no Prata, Ministério da Conciliação, Renascer Liberal. Tratados de limite do século XIX.
  • Segundo Império II

    1. Questão Christie. Conflito com os EUA sobre o Amazonas. Guerra do Paraguai. Distensão e Universalismo. Diplomacia de prestígio.Pan-americanismo. Retorno dos conservadores. Gabinete do Visconde do Rio Branco. Revoltas populares. Movimento Republicano. Ocaso do Império.
  • Primeira República

    1. Proclamação da República. Vários pensadores tratando deste período. Divisão entre os militares. República da Espada. Revolta da Armada. Revolução Federalista. República Oligárquica Política dos Governadores. Sucessão de governos civis. Revoltas. Economia. Tenentismo. Movimentos Sociais. Cultura. Política Externa. Barão do Rio Branco. Revolução de 30.
  • Era Vargas

    1. Governo Provisório, Constitucional e Estado Novo. Política, Sociedade, Economia. Constituinte de 34. Plano Cohen. Constituição Polaca. Educação e Cultura. Política Externa (Ministros do MRE, questão Letícia, Guerra do Chaco, Missão Aranha, Esfera Global). Apontamentos de Oliveira Viana. Crise.
  • República Liberal

    1. De Dutra ao “golpe"de 64. Estrutura Partidária. Racha ideológico. Constituição de 1946. Sucessão dos governos e suas respectivas análises. Política Externa: Barganha Nacionalista (Comissão Mista e Comissão Militar), Relações Brasil-África, reaproximação com a URSS, OPA, PEI. Golpe Militar.
  • Regime Militar

    1. Atos Institucionais. Constituição de 1967. Política Externa (passo fora da cadência, correção do rumo, círculos concêntricos; Diplomacia da Prosperidade, Tratado da Bacia do Prata, afastamento dos EUA; Diplomacia do Interesse Nacional, Cachoeiras; Relações com América Latina, EUA, África e Oriente Médio). Anos de Chumbo. Medidas autoritárias e medidas democráticas. Abertura. Diretas Já.
  • Redemocratização e seus dilemas

    1. De Sarney à Dilma. Inflação. Planos Econômicos. Política Interna e Externa de cada governo. Características do MRE. Mercosul e UNASUL.

Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la.

- São Tomás de Aquino.

  • Todas as aulas são ministradas online por vídeo, cada aula com duração entre 30’a 60’ minutos. Todas as matérias terão ao menos uma aula semanal.

  • Acesse de qualquer dispositivo. O Terça Livre Academia é acessível via computador, tablets e smartphones, podendo assim assistir suas aulas de qualquer local que conte com conexão a internet.

  • POR R$49,90

    mensais

Conheça mais sobre o Professor Rafael Nogueira

Aluno do professor Olavo de Carvalho há aproximadamente 15 anos, Rafael Nogueira também é formado em Filosofia e Direito, e especialista em Educação.

Tem mais de dez anos de experiência promovendo cursos independentes (presenciais e a distância) sobre livros clássicos, história da filosofia, filosofia política, história do Brasil, história dos Estados Unidos, biografia de grandes personalidades da história, métodos de estudo, redação e literatura.

Criou um método de ensino e leitura que desmistifica os livros clássicos chamado “Ciclo de Estudos Clássicos”, que já existe há mais de um ano em Santos, São Paulo e Curitiba, e que lhe rendeu convites para palestras em São Vicente, Campinas, Recife, Goiânia Porto Alegre e Campina Grande.

Já foi coordenador pedagógico de uma escola da rede privada, e tem sete anos de experiência como professor de História, Filosofia e Sociologia para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Por cinco anos, trabalhou como tutor, professor-autor e professor de videoaulas no modelo de Ensino a Distância (Plataforma Moodle de EAD) no Ensino Superior.

É pesquisador de História do Brasil, sobretudo da história do Império, com foco na biografia de José Bonifácio de Andrada e Silva.

Faz parte da equipe IVIN, que está já na fase final de preparação de um filme sobre José Bonifácio, trabalhando como consultor técnico de História e entrevistado.

Colaborou como entrevistado e consultor técnico da equipe IVIN, que produziu o filme Bonifácio -- O Fundador do Brasil.

Como coordenador, consultor e entrevistado, também participou da série Brasil -- A Última Cruzada produzida pelo Brasil Paralelo, grupo com o qual já trabalhou num Congresso online.

O TL Academia foi feito para pré, universitários e pós graduados.

Para estes que acreditaram que encontrariam conteúdo educacional e não encontraram o esperado. A educação não foi feita para o Mercado de trabalho, mas para elevar a sabedoria e o intelecto do indivíduo, o Terça Livre Academia não é para que você consiga um pedaço de papel como um diploma ou um certificado, mas sim a sabedoria como uma amiga e companheira de todas as horas.