Nova ordem mundial e a ética Ocidental

  • Conteúdo programático:

    1. 1. Noção e necessidade da reflexão ética.
    2. 2. Ação humana e conduta.
    3. 3. A relação entre Ética, Metafísica e Antropologia.
    4. 4. A experiência moral na vida humana.
    5. 5. As diversas teorias éticas.
    6. 6. O bem humano e a questão do fim último.
    7. 7. A pessoa humana enquanto sujeito de desejos e paixões.
    8. 8. A ação voluntária, seu objeto e moralidade.
    9. 9. Liberdade, amor e virtudes.
    10. 10. A reta razão e a lei natural.
    11. 11. As leis civis.
    12. 12. A consciência moral: natureza, classificação e obrigações.
    13. 13. Os novos paradigmas éticos e a nova ordem mundial.
    14. 14. A reinterpretação dos direitos humanos.
    15. 15. A nova concepção de família.
    16. 16. A Ética Planetária.
  • Nova ordem mundial e a ética Ocidental

    1. A Filosofia sempre ocupou um papel importante na cultura ocidental. Muitos movimentos políticos e culturais que surgiram no decorrer da História foram desdobramentos de ideias oriundas das mais diversas escolas filosóficas. Ora, as diversas teorias éticas presentes na História não foram exceção nessa relação.

      A resposta ao que é o bem e o mal, o certo e o errado depende, profundamente, de certos pressupostos filosóficos.

      A Ética Filosófica na tradição Ocidental sempre procurou explicitar a experiência moral vivenciada por cada ser humano no dia a dia. Ou seja, determinados atos que presenciamos despertam em nós um sentimento de estima e aprovação. Enquanto outros atos suscitam em nós uma reação de indignação e repulsa. Da mesma maneira que muitas vezes experimentamos um constrangimento interior em relação a nossos próprios atos, como se existisse algo em nós que censurasse ou não nossa conduta e intenções. Qual o fundamento de tudo isso?

      Na tradição geralmente procurou-se analisar essas questões a partir da noção de Bem, Fim, Dever, etc. Porém, no mundo contemporâneo, vai se estabelecendo, cada vez mais, outros critérios como o útil, o prático e outros princípios.

      Enfim, é sobre todo esse processo que a Ética se debruça, como também procura ajudar cada ser humano a distinguir o certo do errado a partir do seu fim último. Contudo, tudo isso parece só ter sentido para os humanos, pois esses não só realizam ações involuntárias e impulsivas, mas também atos livres e conscientes e, devido a estes atributos, podem responder por eles, isto é, tais atos podem ser imputados a pessoa que os pratica.

Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la.

- São Tomás de Aquino.

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Conheça mais sobre o Professor Joel Gracioso

  • I. Joel Gracioso nasceu em São Paulo e hoje possui 48 anos.

    • - Possui Mestrado e Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Especialização em Teologia.
    • - Tem experiência no ensino de Filosofia e Teologia, com ênfase em História da Filosofia Medieval, Patrística, Ética, Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião, Filosofia da Educação e Teologia Cristã Oriental. Estuda o final da Antiguidade e o Medievo, e suas relações com o pensamento contemporâneo.
    • - É Membro da Sociedade Brasileira para o Estudo da Filosofia Medieval e da Société Internationale pour l’Étude de la Philosophie Médiévale. Faz parte também do Grupo de Trabalho: Filosofia na Idade Média da ANPOF.
    • - Leciona na Faculdade São Bento de São Paulo, na qual é coordenador pedagógico do Curso de Filosofia e realiza o Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Cristianismo voltado ao pensamento de Karol Wojtyla. Também ministra aulas no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil em Itapecerica da Serra e no Instituto Superior de Filosofia Sede da Sabedoria na Diocese de Osasco em São Paulo.
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    • - Pequenas Reflexões Filosóficas e Teológicas. São Paulo: Kenosis, 2016, 220 pp.
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    • - Matéria e Espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2012, 81 pp.
    • - A relação entre Deus e o Mal segundo Santo Agostinho. São Paulo: Palavra e Prece, 2006, 114 pp.

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